Plataformas digitais: As plataformas digitais reúnem uma variedade de elementos digitais que existem no dia a dia das pessoas. Tornou-se uma necessidade para os negócios e facilita muitas atividades.
Possuir uma plataforma digital tornou-se uma forma importante de impulsionar os negócios por meio da tecnologia.
Os recursos dessas ferramentas, desde o gerenciamento de mídias sociais até a automação de processos, estão mudando a forma como empresas e marcas se conectam com o público.
Mas você sabe qual é a melhor escolha para a sua empresa? Continue lendo para saber o que é uma plataforma digital, seus benefícios e as principais ferramentas disponíveis no mercado.

O que é uma plataforma digital?

Existem várias maneiras de explicar o que é uma plataforma digital. Mas, em geral, podemos conceituar como um modelo de negócios que utiliza a tecnologia para conectar empresas com seus consumidores.
Essas plataformas facilitarão os relacionamentos, simplificarão as etapas do processo e proporcionarão aos clientes agilidade e dinâmica otimizada. Por exemplo, os usuários estão navegando em plataformas digitais ao pedir entrega de pizza ou pedir um carro por meio de um aplicativo.
No entanto, essas plataformas vão além de apenas vender produtos e serviços diretamente aos consumidores. Algumas ferramentas ajudam na comunicação da marca e até na gestão de projetos e equipes. As possibilidades são infinitas!

Tecnologia de plataforma digital

Justamente por sua capacidade de realizar atividades diversas e até complexas, a plataforma digital funciona por meio de poderosas tecnologias modernas como:
computação em nuvem
big data para gerenciamento de dados

Internet das Coisas (IoT)
Inteligência Artificial

Com isso, as empresas conseguem realizar uma verdadeira transformação digital, otimizar seus processos e se diferenciar no mercado.

Vantagens das plataformas digitais empresariais

O uso de plataformas digitais aumentará a qualidade da experiência que sua marca oferece aos clientes.
Notavelmente, os consumidores estão cada vez mais digitais. Dados divulgados pelo portal de e-commerce brasileiro mostram que as compras pelo celular cresceram 45% no período pós-pandemia. Em um computador, o aumento foi de 41%.
Em outras palavras, significa que os próprios clientes têm uma demanda por experiências digitais e as marcas precisam acompanhar.

Além disso, vale destacar outras vantagens das plataformas digitais:

A empresa pode atender mais clientes porque não há restrições geográficas como empecilho.
Reduza custos automatizando processos e usando recursos de forma mais inteligente.
A tecnologia ainda pode reduzir o erro humano e criar padrões de qualidade mais elevados.

Tipos de plataforma digital

No mercado, mais de um tipo de plataforma digital pode ser encontrado. Isso ocorre porque diferentes modelos de negócios exigem ferramentas para diferentes propósitos.
Para escolher a melhor plataforma, defina seus objetivos e como as ferramentas de tecnologia irão direcionar sua estratégia. Confira abaixo os tipos de plataformas digitais.

Gerenciamento de rede

Talvez um dos tipos mais populares de plataformas digitais seja o gerenciamento de mídia social, pois as empresas procuram ter mais presença virtual.
A principal função da plataforma é gerenciar contas em sites como Facebook, Instagram e LinkedIn, agendando postagens, programando respostas, coletando informações e reportando desempenho.

Chatbot

As ferramentas de chatbot estão ganhando força. Esse bot com inteligência artificial é capaz de responder automaticamente a mensagens em diferentes pontos de contato por meio da integração da plataforma.
Os chatbots simplificam o atendimento, desbloqueiam empresas e resolvem a maioria dos problemas do consumidor, pois podem aprender por conta própria e melhorar continuamente a entrega de soluções.
Quanto menos tempo houver na fila, mais satisfeitos ficam os consumidores e uma boa experiência do usuário é garantida.

Plataforma de conteúdo digital

As plataformas de gerenciamento e distribuição de conteúdo digital são outra ferramenta digital que ganhou muito poder nos últimos anos. Eles armazenam e vendem materiais digitais como e-books, cursos, filmes e muito mais.
Os produtos existem apenas em formato digital e só podem ser consumidos através dessas plataformas digitais.

Por exemplo: um cliente paga uma assinatura de curso e ele só precisa acessar a plataforma que hospeda para acessar.

Automação de Marketing

As plataformas de automação de marketing são responsáveis ​​por organizar e facilitar as ações de comunicação digital. Com base em políticas previamente definidas, a plataforma captura diversas informações e automatiza as atividades.
Com a ajuda dessas plataformas, campanhas personalizadas, relevantes e bem-sucedidas podem ser criadas, levando a resultados mais significativos para o negócio.

Gestão de Projetos e Equipes

A plataforma de gestão de projetos e equipes é responsável pela organização interna da empresa.
Nesse caso, estamos falando de uma plataforma focada em governança – não clientes ou fatores externos (embora esses também sejam pontos de interesse).
As soluções de gerenciamento otimizarão o desempenho da equipe e garantirão que as equipes apliquem as melhores estratégias e soluções.

CRM

Como o nome sugere, uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management) ajudará as empresas a desenvolver uma estratégia de relacionamento com o cliente.
Por meio da coleta e armazenamento de dados, pode-se determinar o melhor momento para entrar em contato com os clientes, a melhor maneira de alcançá-los e as estratégias mais eficazes.
marketing de email

O marketing por e-mail continua sendo uma estratégia e um resultado importante quando usado corretamente.
As plataformas de automação de e-mail digital segmentam o público com base na jornada de cada contato e permitem que mensagens automatizadas sejam criadas e acionadas.

Como implementar?

Todo negócio pode implementar uma plataforma digital e mudar a forma como se conecta com o público e executa suas atividades.

Um bom lugar para começar é estabelecer metas e como a plataforma ajudará a executar. Nesse ponto, é importante entender os detalhes sobre os recursos da plataforma e o impacto no dia a dia da empresa.
Pesquise as ferramentas disponíveis no mercado e mergulhe em seus detalhes. Lembre-se de contratar talentos que realmente façam sentido para o negócio e treine a equipe.
Por fim, concentre-se na disrupção digital como uma cultura de negócios. Os avanços tecnológicos são inevitáveis ​​e devem acompanhar as novas demandas dos consumidores.
Uma boa dica é ter uma plataforma all-in-one que centralize várias ferramentas de forma integrada e mais dinâmica.

O que significa ser uma plataforma digital all-in-one?

As plataformas digitais completas integram nativamente todas as ferramentas (ou pelo menos a maioria delas) necessárias para administrar um negócio.

Por fim, no contexto do modelo digital, isso significa combinar soluções de gestão com vendas e relacionamento com o consumidor para compartilhar informações e insights com utilidade e segurança.
Portanto, a gestão pode utilizar os dados capturados pelo CRM para implementar novos produtos ou serviços, etc. Sempre profissional e dinâmico.
Aproveite esta oportunidade para saber mais sobre a importância dos sistemas integrados.

Artigo escrito por: J. Cesar