KYE: a importância para o RH – Você conhece profundamente seus funcionários?

Esse tipo de consulta é fundamental para desenvolver políticas antifraude e garantir transparência nos processos internos.

Isso porque entender os funcionários permite que a empresa entenda também suas motivações e valores, que devem estar alinhados com o posicionamento da organização.

Essa prática, conhecida como KYE (Know Your Employee), tornou-se uma tendência nos últimos anos, em grande parte devido aos avanços da tecnologia e às novas diretrizes sobre proteção de dados e violações.

Você está se perguntando o que é essa prática, qual a importância dela e como você pode aplicá-la na sua empresa? Acompanhe o artigo até o final.

O que é KYE?

KYE é um acrônimo para o termo “Conheça seu funcionário”, que significa “Conheça seu funcionário”.

O principal objetivo dessa prática é evitar violações de compliance e prevenir riscos financeiros, como fraude, corrupção ou peculato, ou riscos de segurança da informação, como vazamento de dados e roubo de informações.

Por que o KYE é importante? (KYE: a importância para o RH)

Conhecer as práticas de seus funcionários é preventivo para as empresas. Dessa forma, não apenas comportamentos ilegais potencialmente prejudiciais podem ser evitados, mas também pode-se determinar quais funcionários são os mais adequados para a cultura da empresa.

Por meio dessa filtragem, as empresas evitam perdas financeiras futuras relacionadas a fraudes, bem como os custos associados à demissão de funcionários.

Além disso, quando o KYE é aplicado no processo de recrutamento, a taxa de rotatividade também é reduzida, o que pode criar uma equipe mais forte, que dará continuidade ao planejamento estratégico da empresa de maneira mais fluida e sem interrupções.

Dito isso, ao criar uma cultura antifraude, as empresas podem se proteger dos riscos de roubo de identidade, lavagem de dinheiro, violação de dados, peculato, abuso de autoridade e muito mais.

Assim, com base no monitoramento contínuo, comportamentos suspeitos podem ser rapidamente identificados, grandes desastres podem ser evitados e os gestores podem avaliar a gravidade do comportamento e a punição que será aplicada.

Os processos internos ganham transparência e confiabilidade, a resolução de problemas torna-se mais ágil e eficiente e há a garantia de que as políticas internas serão cumpridas integralmente.

6 Passos para Conhecer a sua Candidatura de Funcionário

Para garantir uma aplicação KYE eficiente, várias etapas devem ser seguidas. Confira abaixo.

Maior filtragem durante a seleção – (KYE: a importância para o RH)

No que diz respeito ao Know Your Employee, o processo seletivo é o momento mais crítico e que precisa de mais atenção para manter a segurança da empresa.

Portanto, a triagem dos candidatos deve ser mais rigorosa. Algumas boas práticas são essenciais:

Verifique habilidades, educação e histórico de trabalho;
verificar a veracidade das informações contidas no curso;
Verifique o status de crédito do requerente e antecedentes criminais.

Avaliar mídia social

Analisar as mídias sociais é uma ótima maneira de aplicar o KYE. Quando não estão no modo privado, os perfis podem revelar muito sobre o estilo de vida, o comportamento e até os valores morais de um candidato.

Essa breve avaliação permite que a empresa determine se a pessoa tem afinidade com a cultura organizacional e a visão de mundo da empresa.

Crie um programa de melhoria interna

Embora o processo seletivo seja o foco principal da prática “conheça sua gente”, também é preciso focar nos colaboradores que já fazem parte da empresa.

Nesse sentido, para promover a adesão e compreensão do cumprimento estabelecido, é necessário desenvolver procedimentos de melhoria que incluam treinamentos e autoavaliações internas para mensurar o cumprimento das normas.

Definir posições da empresa

Quanto mais clara for a posição de uma empresa sobre corrupção, fraude e conduta ilegal, mais forte será o processo KYE. Portanto, é mais fácil suprimir desvios de comportamento.

Implemente vários sistemas de controle

Em suma, outra medida eficaz para fortalecer a prática de KYE é o sistema de controle múltiplo. Trata-se de criar uma cadeia de processos onde cada colaborador é responsável por uma etapa.

Ou seja, enquanto uma pessoa se encarrega da transição, outra aprova o pagamento e assim por diante.

É importante evitar que apenas um funcionário seja responsável por todo o processo, o que pode facilitar fraudes e peculatos.

Monitorar funcionários

A maneira mais eficaz de obter informações sobre seus funcionários e entender suas motivações é monitorar seu desempenho.

Essa ação não apenas melhora os resultados que a equipe está obtendo, mas também identifica sinais de comportamento suspeito.

Isso porque é necessário entender claramente se algum funcionário está se comportando de maneira diferente do habitual.

Usando esse metodo podemos descobir o que está acontecendo e evitar qualquer tipo de comportamento ilegal que possa acontecer.

Portanto, pode-se concluir que conhecer as práticas de sua gente é fundamental para qualquer empresa que busca estabelecer processos internos mais transparentes e seguros, além de formar uma equipe mais alinhada e engajada com a cultura e os objetivos da instituição.

Para aplicar efetivamente todas essas práticas, já existem no mercado ferramentas que facilitam a consulta e validação dos dados cadastrais, como os data engines.

Por fim, consulte dados e obtenha relatórios rapidamente, use o recurso Face Match para comparar fotos e agende ferramentas para consultar periodicamente o comportamento dos funcionários. É tudo sobre esta solução 100% digital. Conheça o motor de dados. Veja esse artigo.