Como se proteger de hackers? O mundo da tecnologia está sempre evoluindo, assim como nossa relação com a internet. Nos anos 90, a única coisa que você obviamente tinha que se preocupar era com seu e-mail. Então você começou a bancar online, agora seu smartphone está conectado, você tem o Facebook e quase toda a sua vida está online. E você está sendo seguido o tempo todo. Todo o seu histórico de navegação é armazenado pelo seu ISP e rastreado pelo Facebook e outros anunciantes. Até mesmo seus dispositivos IoT podem estar enviando dados sobre você. Portanto, mantê-lo privado já é um grande requisito – mesmo antes de os hackers se envolverem.

Que informação está disponível para os hackers?

Você pode não perceber quanta informação existe sobre você na Internet. Vamos dar uma olhada em alguns dos tipos de informações disponíveis e por que os hackers podem se interessar.

PII – Informações de Identificação Pessoal. Isso inclui seu nome, endereço, endereço de e-mail, número de seguro social, número de identificação fiscal, data de nascimento, registros médicos, registros de educação, emprego. Há muitos detalhes nesses dados que podem ser usados ​​por hackers para roubar sua identidade. Pode incluir detalhes de compras que você faz na Amazon ou investimentos que você faz por meio de um corretor online. Todas essas informações privadas também podem ser usadas para comprometer suas outras contas online. (Como se proteger de hackers?)

E-mail, SMS e mensagens instantâneas são todos mantidos em um servidor em algum lugar. Seus e-mails provavelmente têm muitas informações que você não quer que o mundo saiba – documentos comerciais confidenciais, cartas de amor, detalhes da sua conta bancária. Os hackers também estarão interessados ​​em seus contatos porque, se conseguirem alcançá-los, poderão enviar e-mails de phishing para todos que você conhece.
Seus dados de navegação incluem cookies, registros de ISP e plug-ins de navegador que podem armazenar dados. É útil para anunciantes e, com o advento do big data, pode ser mais útil do que você imagina.

Você pode usar a Internet em tempo real para chamadas do Skype ou videoconferências. Tem certeza que ninguém está te ouvindo?

Você pode nem perceber que alguns desses detalhes estão sendo armazenados. Ou você pode ficar irritado com a maneira como o Facebook quer contar a seus amigos o que você acabou de comprar ou ouvir, ou com a maneira como o Los Angeles Times mostra anúncios do que você pesquisou há duas semanas.

Os hackers estão sempre desenvolvendo suas técnicas. O phishing, por exemplo, é um método padrão há mais de uma década e inclui o envio de e-mails falsos solicitando que você se conecte a um site falso que parece que você confia nele ou um link que instala malware em seu computador. Mas agora, links falsos de mídia social e contas de mídia social hackeadas também são uma maneira de invadir sua privacidade e roubar seus dados.

O Wi-Fi público é uma ótima coisa que permite que você trabalhe em qualquer Starbucks, mas também é uma enorme falha de segurança. Pontos de acesso desprotegidos oferecem aos hackers outra maneira de invadir seu dispositivo e roubar seus dados. Dado que os hackers representam uma enorme ameaça à sua privacidade online, o que você pode fazer? (Como se proteger de hackers?)

1. Tenha senhas diferentes

Nunca use a mesma senha para e-mail, Netflix ou sua loja de comércio eletrônico favorita. “As senhas são nossa primeira e última linha de defesa”, disse Paixão. Você deve estar pensando: “Mas há muitas senhas para lembrar!”. verdade. A melhor maneira está no próximo tópico.

2. Tenha um gerenciador de senhas

Pesquise na loja de aplicativos do seu telefone e você certamente encontrará várias opções de aplicativos que salvam senhas. “É mais seguro do que salvar o arquivo em um computador ou em um e-mail”, garantiram os especialistas.

3. Nunca clique em links suspeitos

A consciência crítica é essencial. Não importa qual seja a fonte: antes de clicar em um link que seu pai, sua avó ou até mesmo seu chefe lhe enviou, certifique-se de que a pessoa realmente atirou. No entanto, permaneça cético, pois essa pessoa pode ser vítima de um ataque. Não clique o máximo possível. O seu banco também, ok?

4. Faça as atualizações necessárias em seu telefone ou computador

Pode parecer um aborrecimento e uma perda de tempo, mas obter as atualizações que seu telefone e computador pedem é essencial – e muitas pessoas ignoram. “Um estudo mostra a diferença entre profissionais de segurança e usuários comuns, as atualizações são a principal: os profissionais sempre mantêm seus dispositivos atualizados”, diz Pedro Paixão.

5. Tenha um computador exclusivo para documentos importantes

Você tem um computador que todo mundo usa em casa? É melhor não confiar nele para pagar seu imposto de renda, realizar transações bancárias ou manter documentos importantes para você. Os especialistas recomendam formatar seu computador com software de segurança (procure ajuda profissional, se necessário) e usá-lo apenas para essas atividades. É melhor deixar a outra máquina para jogos, música e redes sociais. (Como se proteger de hackers?)

Gostou desse artigo? Se te ajudei de alguma forma, não se esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e se puder faça uma avaliação do nosso site, que irá ajudar muito no nosso desenvolvimento e credibilidade. Espero que esse artigo tenha lhe ajudado a se proteger de futuras ou acontecidas invasões ao seu sistema. Lembre-se de ter cuidado com a internet, pois é muito útil para o bem e infelizmente também para o mal. E jamais clique em links que não tenham uma confiança garantida.

Artigo escrito por: J. Cesar