Linguagem em Python: As linguagens de programação desempenham um papel importante na internet como a conhecemos hoje.

Não só no desenvolvimento de websites e software, suas aplicações mais óbvias, mas também em áreas mais complexas como ciência de dados, interação homem-máquina por meio de inteligência artificial e coleta de informações, e outros tipos de soluções.

No entanto, ao contrário do que o público em geral parece pensar, quanto mais complexas as funções que um sistema desempenha, mais intuitivo deve ser o seu uso.

Essa é uma das razões pelas quais linguagens de programação mais simples ganharam notoriedade nos últimos anos, e claro que Python é uma das mais populares.

Criado com uma filosofia de valorizar as pessoas sobre a computação, o Python é uma linguagem de programação acessível que é muito popular no campo emergente da indústria de tecnologia.

Se você quer saber mais sobre Python, seja como programador ou curioso, neste conteúdo abordaremos suas principais funcionalidades, os benefícios associados ao seu uso e o mercado para profissionais da linguagem.

Vamos lá?

O que é Python e para que serve?

Python é uma linguagem de programação de alto nível – ou linguagem de alto nível – dinâmica, interpretada, modular, multiplataforma e orientada a objetos – uma forma específica de organizar softwares, grosso modo, os programas são submetidos a classes, o que torna mais estabilidade de código para projetos grandes e grandes.

Por ser uma linguagem de sintaxe relativamente simples e fácil de entender, é popular entre os profissionais do setor de tecnologia que não são programadores dedicados, como engenheiros, matemáticos, cientistas de dados, pesquisadores etc.

Um de seus maiores atrativos é sua grande coleção de bibliotecas nativas e de terceiros, tornando-o muito amplo e útil em todas as áreas de desenvolvimento web, bem como em áreas como análise de dados, aprendizado de máquina e inteligência artificial.

Qual a origem da linguagem Python?

Primeiramente, o Python foi concebido e desenvolvido pelo matemático holandês Guido Van Rossum no início dos anos 1990 para otimizar a leitura de código e aumentar a produtividade dos desenvolvedores, sejam eles programadores ou qualquer outro profissional.

Como quase todas as boas ideias, a ideia surgiu de uma necessidade: economizar tempo de desenvolvimento e aumentar a eficiência dos projetos desenvolvidos no instituto onde Guido é pesquisador.

Para tornar essa melhoria mais rápida e eficiente, Guido desenvolveu uma linguagem bem simples e flexível: Python.

Assim que a linguagem começou a permitir a criação de tudo, desde scripts muito simples até sistemas extremamente poderosos, profissionais de todas as áreas passaram a utilizá-la cada vez mais.

Hoje, além de desenvolvedores de software, temos biólogos, contadores, físicos e outros profissionais que o utilizam para aprimorar suas habilidades.

Esses são alguns dos motivos pelos quais o uso de Python cresceu substancialmente nos últimos anos em detrimento de outras linguagens.

Para que é usado o Python?

Como mencionado acima, o Python é uma linguagem muito popular em áreas técnicas relacionadas à análise de dados, pesquisa, desenvolvimento de algoritmos e inteligência artificial. Mas, afinal, o que pode ser feito em Python?

Abaixo, detalharei seu uso em cada área.

Scripting e automação

Automatizar tarefas é um dos maiores objetivos dos profissionais de tecnologia.

Usar as diversas bibliotecas nativas do Python para desenvolver scripts de automação é completamente possível e rápido, podendo ser utilizado com sua instalação.

Desenvolvimento web

Uma das aplicações mais comuns do Python é o desenvolvimento de aplicações web. Desde um simples site, como uma hot page para uma campanha de marketing, até um ERP que gerencia sua empresa e vende produtos e serviços.

A linguagem tem uma variedade de frameworks para todos os gostos, incluindo os conhecidos Django, Flask e FastAPI.

Enquadramento de testes

Se a hora do teste é um momento desagradável no seu dia de trabalho, saiba que sua vida ficará mais viva com o Python.

Possui um grande número de frameworks de teste de integração, além de vários módulos dedicados a frameworks de teste.

Portanto, usar Python é garantir que sua aplicação possa ser testada com muita eficiência.

Isso prova por que os desenvolvedores de software Python adoram usar o TDD (Test Driven Development) para trazer mais segurança e confiança aos seus projetos.

Big Data

A análise e interpretação de grandes quantidades de dados, o domínio do conhecimento que chamamos de big data, é uma das áreas mais quentes em que o Python se tornou a linguagem mais popular.

Por ser de fácil compreensão por profissionais de diferentes disciplinas, Python é antes de tudo um facilitador.

Além disso, dois recursos principais o tornam ideal para essa tarefa: scripting e facilidade de uso de várias bibliotecas gratuitas desenvolvidas em colaboração com especialistas de várias áreas.

Você pode analisar, processar e exibir dados de forma muito eficiente e clara.

Embora ainda existam grandes concorrentes, como R, Python e o próprio Big Data, estão em seu auge.

Ciência de dados

À medida que o setor de tecnologia avança, há cada vez mais bibliotecas Python disponíveis para análise de dados que fornecem funções e métodos otimizados para praticamente qualquer finalidade.

A grande comunidade Python não só internacional como também no Brasil é um forte atrativo: o compartilhamento de soluções e informações entre profissionais da área reduz muito as chances que os programadores têm de lidar com problemas que não têm solução óbvia.

Computação gráfica

Se você viu o último filme de Star Wars, sabe que todos os seus efeitos gráficos de computador da Industrial Light & Magic envolvem a linguagem Python.

Além de vários pacotes de soluções nessa área, como PyOpenGL e PyGame, existe o Blender, um poderoso software para criação de gráficos 3D, que utiliza Python como linguagem principal.

Inteligência artificial

Quando você faz uma pesquisa no Google e encontra exatamente o que está procurando, o Python faz exatamente o que deveria fazer.

Isso ocorre porque os algoritmos e modelos de inteligência artificial usados ​​nos mecanismos de busca para prever sua intenção de busca são desenvolvidos em sua maioria nessa linguagem.

As bibliotecas específicas de aprendizado de máquina mais comuns incluem TensorFlow, PyThorch, Theano, Keras e muito mais.

Quais as vantagens de programar em Python?

Você já deve ter notado que são muitos os benefícios de focar no aprendizado de Python, um deles é a escassez de profissionais especializados nessa linguagem de programação no mercado.

Em outras palavras: destaque-se como um bom programador Python e sua competição profissional será muito baixa.

Outros benefícios do Python são:

1. Fácil de aprender: A curva de aprendizado para estudantes de Python é geralmente baixa. A linguagem possui uma sintaxe bastante compreensível e foi criada para agilidade e produtividade de quem a utiliza, para que possa ser absorvida de forma rápida e fácil.

2. Portátil, extensível e multiplataforma: Python é uma linguagem portátil e multiplataforma. Desde que um interpretador esteja instalado, ele pode rodar sem problemas em diferentes sistemas operacionais. Além disso, o Python também é conhecido por sua natureza extensível, com mais de 125.000 bibliotecas supergenéricas à sua disposição.

3. Licença de uso público: Em outras palavras: Python é totalmente gratuito! Para instalar, usar e desenvolver em Python, basta fazer isso.

Além disso, a maior pesquisa já feita em programação, a pesquisa StackOverflow, este ano perguntou aos desenvolvedores de todo o mundo em qual linguagem eles preferem programar e adivinhem: Python #1!

Quais empresas usam Python?

Python é extremamente comum na vida das pessoas que usam regularmente a Internet, principalmente por causa de sua colaboração na criação de algoritmos, desde os mais simples até recursos de aprendizado de máquina.

Algumas empresas que usam Python e desenvolvem alguns de seus serviços nessa linguagem são Dropbox, Spotify, Airbnb e Uber.

As redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest também possuem algumas funções escritas em Python.

Até a enorme NASA usa essa linguagem de programação!

No entanto, isso não significa que apenas grandes empresas possam se beneficiar de suas vantagens competitivas.

Quanto tempo leva para aprender Python?

Python é uma linguagem de programação muito fácil de usar que, além de ser muito rápida de aprender, possui uma sintaxe simples e legibilidade clara.

Algumas pessoas dizem que para iniciantes, você pode se tornar um programador iniciante em um mês, dependendo da frequência de aprendizado.

Em geral, a curva de aprendizado de um aluno é muito pessoal e relacionada a muitos aspectos de sua vida real, como tempo dedicado e conhecimento prévio do assunto que pode ser relevante para novos conceitos que estão sendo estudados.

Em resumo do artigo

Se você quer ser um programador Python, ou se você já é um programador, mas quer se especializar em Python, você tem um terreno fértil enorme para explorar.

Além disso, sua facilidade de uso o torna ideal para quem ainda não domina nenhum idioma, abrindo as portas para o aprendizado de outras tecnologias. Veja esse artigo.

Artigo escrito por: J. Cesar