SQL é uma linguagem de grande relevância quando se trata de manipulação de dados, o que a torna uma ferramenta importante em diversas áreas técnicas e para quem pretende seguir carreira em alguma delas.

No entanto, quando somos confrontados pela primeira vez com todas as consultas complexas de um sistema baseado em SQL, pode ser assustador pensar em mergulhar na linguagem.

Mas não se segure. Afinal, saber usar a linguagem corretamente nos permite processar grandes quantidades de dados de forma rápida e segura, além de abrir um leque de novas possibilidades ao mercado.

O que é SQL?

SQL é a linguagem padrão para trabalhar com registros em bancos de dados relacionais. A sigla para SQL vem do termo inglês “Structured Query Language”, que pode ser traduzido para o português como “Structured Query Language”.

É também uma linguagem declarativa com uma sintaxe simples e fácil de aprender mesmo para iniciantes na área de programação.

Como surgiu o SQL? História e criador!

A linguagem SQL originou-se de um estudo realizado pelos laboratórios da IBM na década de 1970. Um dos objetivos desta pesquisa é desenvolver uma linguagem que simplifique o gerenciamento de informações em bancos de dados relacionais (baseados em tabelas).

Foi daí que veio a especificação SQL original, escrita por dois proeminentes cientistas da computação, Donald D. Chamberlim e Raymond F. Boyce. O sucesso da linguagem foi instantâneo, e logo vários “dialetos” começaram a ser desenvolvidos, criando a necessidade do ANSI (American National Standards Institute) padronizar seu uso.

Portanto, a maioria dos bancos de dados relacionais ainda utiliza o SQL hoje em dia. No entanto, embora a linguagem tenha sido padronizada, diferentes SGBDs (Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados) ainda implementam algumas variantes.

O SQL tem a finalidade de executar diversos tipos de operações em registros de bancos de dados. Em outras palavras, ele é empregado para criar, inserir, atualizar, excluir e consultar informações armazenadas na base, bem como para executar funções mais complexas.

Atualmente, vários SGBDs amplamente empregados no mercado se baseiam em SQL. Isso ocorre porque os bancos de dados relacionais organizam informações em uma estrutura similar a tabelas, permitindo que relacionamentos sejam estabelecidos entre eles. A linguagem SQL foi concebida para simplificar a administração dos dados armazenados em bancos de dados que seguem esse esquema.

Alguns dos principais sistemas que utilizam essa tecnologia são:

MySQL: Criado pela Oracle, com opções de serviços gratuitos e pagos;
PostgreSQL: amplamente utilizado em aplicações web, é uma opção gratuita e de código aberto;
Oracle: Conhecido por sua segurança, este sistema é um dos sistemas mais utilizados por grandes empresas;
SQL Server: Desenvolvido pela Microsoft, com serviços pagos e versões gratuitas para download.

Quais as vantagens e desvantagens da linguagem SQL?

Então, podemos esclarecer para que serve o SQL? Então, agora, veja quais vantagens e desvantagens podemos encontrar nessa linguagem:

Principais vantagens

O SQL foi padronizado pelo ANSI, como mencionamos anteriormente. Portanto, ele oferece uma extensa documentação, e ao aprender a linguagem, você poderá facilmente lidar com os diferentes bancos de dados que a implementam. O SQL permite a recuperação de vários registros com um único comando, proporcionando acesso rápido aos dados de forma eficiente. O SQL é portátil e pode ser utilizado em diversas aplicações e plataformas. Através do uso do SQL, é possível definir diferentes visualizações da estrutura do banco de dados para diferentes usuários. A arquitetura cliente/servidor pode ser implementada utilizando a linguagem SQL.
principal desvantagem
Interface difícil: Para quem não está acostumado, a interface do banco de dados SQL pode ser difícil de manusear;
Custo: Alguns serviços fornecidos por bancos que usam SQL são caros para operar e de difícil acesso para os desenvolvedores.

Porque aprender SQL? 5 motivos para começar a aprender agora!

Discutimos as principais vantagens que o SQL oferece, mas para quem trabalha na área técnica, quais são os benefícios de aprender a linguagem? Você encontrará a resposta nos tópicos a seguir. Verificação de saída!

1. SQL é usada em diversas aplicações

Atualmente, a linguagem SQL é utilizada nas mais diversas aplicações, incluindo sistemas de grandes empresas de tecnologia como Google, Amazon, Uber e Netflix. Portanto, mesmo que você não planeje usar o banco de dados diretamente, é provável que em algum momento você precise recuperar e manipular dados do banco de dados. Até lá, ter conhecimento de SQL fará uma grande diferença!

2. É fácil de aprender

Por ser uma linguagem declarativa com uma sintaxe muito semelhante ao inglês, o aprendizado em SQL é quase intuitivo. Dito isso, você pode começar a usar os comandos mais simples quase imediatamente. Então, você não precisa de muito tempo para dominar bem o idioma.

3. Você vai ser um(a) desenvolvedor(a) melhor

Ter um bom entendimento de SQL muda a forma como pensamos sobre programação, pois temos uma gama maior de possibilidades para desenvolver soluções. Além disso, esse conhecimento é essencial para quem quer se tornar um profissional full-stack.

4. SQL é uma linguagem estável

Ao contrário de outras linguagens que perderam poder ao longo do tempo, o SQL mantém sua ampla utilização na manipulação de dados, mesmo sendo considerado uma linguagem antiga. Como resultado, as pessoas o veem como uma linguagem estável, e o investimento de tempo para aprendê-lo certamente valerá a pena.

5. Você vai ter mais oportunidades no mercado

Com tantos sistemas usando SQL, a oferta de empregos na região continua aumentando. Portanto, a experiência de usar essa linguagem em seu currículo definitivamente o ajudará a conseguir oportunidades de trabalho mais interessantes, incluindo algumas bem remuneradas.

Como está o mercado de trabalho para SQL?

O mercado de trabalho é muito promissor para quem tem conhecimento em SQL, tanto para quem quer trabalhar diretamente com banco de dados, quanto para quem quer se tornar um desenvolvedor mais completo.

Por exemplo, uma das possibilidades mais interessantes é trabalhar como DBA ou administrador de banco de dados. A pessoa nessa função é responsável pela implementação, monitoramento, atualização e segurança do banco, o que exige um excelente nível de conhecimento de SQL.

Segundo a plataforma Glassdoor, o salário médio de um DBA no Brasil gira em torno de R$ 6.575. Sem dúvida, esta é uma grande oportunidade, não é?

De acordo com o Catho Career Guide, o salário médio de um analista de sistemas SQL é de R$ 6.580.

No entanto, existem várias outras posições onde as oportunidades podem ser encontradas. Afinal, muitos campos técnicos exigem algum nível de conhecimento de SQL. Dentre eles, podemos citar:

Engenharia de Software;

Business Intelligence;
Data Science;
Programação;
Analista de Sistemas, entre outros.

Como todo o conteúdo mostra, a linguagem SQL é extremamente importante para quem trabalha com tecnologia. Além de ser fundamental para expandir suas oportunidades de mercado, é fácil de aprender e operar, proporcionando acesso rápido e seguro aos dados do sistema

Artigo escrito por: J. Cesar