9 formas inteligentes de usar seu FGTS: Existem muitas maneiras inteligentes de usar o FGTS para atingir uma meta, realizar um sonho ou colocar sua vida financeira nos trilhos.

Lembre-se, o FGTS – Fundos de Garantia por Tempo de Serviço são recursos que o trabalhador pode recorrer em situações específicas, como o financiamento da casa própria, ou mesmo em caso de aposentadoria.

Em suma, o FGTS consiste em depósitos mensais em contas criadas especialmente para trabalhadores com essa finalidade.

No entanto, o dinheiro não fica parado quando os trabalhadores não o estão usando. (9 formas inteligentes de usar seu FGTS)

Em vez disso, os recursos arrecadados nas contas pessoais dos trabalhadores do FGTS vão todos para uma única conta na Caixa Econômica Federal.

Um detalhe importante é que o FGTS é obrigatório para os contratados e um direito inviolável dos trabalhadores no regime CLT.

Enfim, existem muitas formas inteligentes de usar o FGTS. Por exemplo, você pode pagar suas dívidas. Outra opção é acumular um pé-de-meia de emergência ou até mesmo investir para ganhar esse dinheiro.

9 maneiras inteligentes de usar o FGTS
Algumas maneiras inteligentes de usar o FGTS são:

1- Pague suas dívidas

Ao usar o FGTS para pagar suas dívidas, você pode colocar sua vida financeira nos eixos.

Mesmo que você não consiga saldar todas as suas dívidas, você pode quitar aquelas com as maiores taxas de juros, ou pelo menos algumas delas. (9 formas inteligentes de usar seu FGTS)

2- Realize o sonho

Outra forma de aproveitar ao máximo o dinheiro do FGTS é realizando sonhos. Por exemplo, você pode viajar, comprar algo que deseja há muito tempo, etc.

No entanto, antes de realizar seus sonhos, analise sua situação financeira. Se você está endividado e suas finanças estão em risco, talvez não seja prudente gastar todo o seu dinheiro em seus sonhos.

3- Financiamento amortizado com FGTS

Você também pode usar os recursos do FGTS para amortizar o saldo devedor do seu empréstimo. Ou seja, você pode reduzir o prazo ou o valor das taxas que ainda tem que pagar.

4- Abra sua própria empresa

Abrir um negócio com recursos do FGTS é uma boa opção. Isso porque você pode iniciar um negócio de sucesso que lhe traz bons lucros.

Ou seja, investindo na abertura de um negócio, você pode obter lucros enormes e alcançar a liberdade financeira.

5- Use o FGTS para reservas de emergência

Usar os recursos do FGTS é uma boa opção caso você ainda não tenha um fundo de emergência.

Em suma, as reservas fiscais são valores que só devem ser utilizados em situações imprevistas. Todos precisam ter reservas financeiras.

Uma reserva de emergência não tem valor definido, mas costuma ser igual a 6 meses de suas despesas mensais. No entanto, esta reserva pode ser maior.

Um truque é manter uma reserva de emergência em algum lugar de fácil acesso, como uma poupança. Isso porque a reserva para contingências não tem por finalidade o lucro.

Afinal, não faz sentido investir esse dinheiro em um ativo que rende bem, mas não pode ser resgatado quando surge a necessidade.

6- Financiamento habitacional

Você pode usar o FGTS para financiamento imobiliário desde que o contrato e o imóvel estejam em conformidade com o Sistema de Financiamento Habitacional (SFH) na data da compra do imóvel.

Adicionalmente, o saldo poderá ser utilizado para a contratação deste financiamento. Porém, faça as contas para saber se financiar sua casa é mesmo a melhor opção.

7- Invista em aprendizado

Com recursos do FGTS, você também pode investir em sua educação. Por exemplo, você pode cursar graduação, pós-graduação ou mesmo cursos.

Uma sugestão é aprender algo que o ajude em seu trabalho, o que pode lhe render um salário maior.

8- O Jeito Inteligente de Usar o FGTS: Previdência Privada

Utilizar o FGTS para aposentadoria privada é uma ótima forma de garantir uma aposentadoria mais confortável.

9- Invista no FGTS

No final, você ainda pode investir o FGTS em ativos financeiros. Ou seja, você pode usar o dinheiro tanto em ativos de renda fixa quanto em ativos de renda variável.

Esta é uma ótima opção porque você recebe o valor do seu dinheiro. Além de investir no FGTS, o ideal é você se organizar para investir mensalmente.

Mesmo que você não possa investir muito dinheiro, o fato de estar colocando uma quantia a cada mês pode fazer uma grande diferença a longo prazo!

Quando o FGTS pode ser sacado?

Qualquer pessoa com uma conta do FGTS pode sacar parte ou todo o valor em algum momento. Independentemente disso, alguns exemplos de situações em que saques são permitidos são:

Cessação de contratos de trabalho de trabalhadores avulsos;
Os trabalhadores eventuais ficam inativos por 90 dias ou mais sem remuneração;
Morte dos familiares e herdeiros do trabalhador;
Rescisão por culpa mútua ou força maior;
Quando a conta não tiver depósitos por três anos consecutivos sem interrupção;
se aposentar;
pessoas com 70 anos ou mais;
compre sua casa própria;
Doença grave do trabalhador ou dependente ou estágio avançado de qualquer doença;
Saque de aniversário;
FGTS Emergencial;
Fundos Mútuos Privatizados (FMP);
Pagamento de imóvel adquirido por meio de consórcio;
Pagamento do imóvel financiado (apenas através do sistema de financiamento habitacional);
demissão sem justa causa;
acordo para rescindir o contrato;
o patrão morreu;
Por fim, feche a empresa.

Como sacar o FGTS?

Para sacar o FGTS, é preciso fazer uma solicitação. A solicitação de saque pode ser feita nas agências da Caixa Econômica Federal ou em qualquer rede credenciada.

Além disso, em alguns casos, você poderá fazer logout por meio do aplicativo. Em geral, os arquivos necessários para extrair o FGTS são:

Documento de identificação com foto;
Carteira de trabalho ou outro documento que identifique a conta vinculada do FGTS
Certificado de Inscrição PIS/PASEP
Além disso, em alguns casos, podem ser necessários documentos adicionais.

Prós e Contras
Algumas vantagens de sacar o FGTS são:

Você pode usar o dinheiro do FGTS para complementar sua renda em qualquer momento de dificuldade financeira

O FGTS pode ser usado de forma inteligente, por exemplo, para abrir um negócio.
Você pode usar o Saque de Aniversário como quiser e depois restaurá-lo ao seu estado original.
Por outro lado, algumas desvantagens são:

Se for demitido, não vai conseguir sacar todo o FGTS porque já sacou parte dele.
Se você não usar esse dinheiro com sabedoria, apenas retirará dinheiro desnecessariamente e possivelmente o gastará por nada.